segunda-feira, 31 de julho de 2017

Solenidade marca o início dos novos cursos da Academia do Sistema Prisional



A solenidade que marcou o início dos cursos de qualificação para os Agentes de Segurança Penitenciário da Secretaria de Estado de Administração Prisional (SEAP), aconteceu nessa segunda-feira, dia 31 de julho, na Academia do Sistema Prisional, localizada em Ribeirão das Neves. A formação vai abordar situações específicas da escolta em ambiente hospitalar e uniformizar rotinas praticadas pelos Grupos de Intervenção Rápida (GIR). Estiveram presentes o Secretário Adjunto de Estado de Administração Prisional, Marcelo José Gonçalves da Costa; a Superintendente de Segurança Prisional, Sara Simões de Araújo Pires; o Superintendente da Academia do Sistema Prisional, Lincoln Ignácio Pereira; o Diretor-Geral do Comando de Operações Especiais (COPE), Marinho Rômulo de Avelar Filho; o Diretor-Geral do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, Willian de Abrête Pinto; além de instrutores  e os primeiros alunos de diversas unidades prisionais da Região Metropolitana de Belo Horizonte.



O Secretário Adjunto ressaltou a grande importância dos diversos servidores que construíram o Sistema tal qual ele é hoje, compartilhando conhecimentos adquiridos muitas vezes de forma autônoma, e que atualmente, podem e devem ser reconhecidos como instrutores. “A Academia do Sistema Prisional é hoje uma realidade, e a valorização de cada um desses servidores honra a história dessas pessoas que tornaram essa estrutura realidade”.



Sara Simões de Araújo Pires saudou os alunos do curso em nome da Subsecretaria de Segurança Prisional, salientando que as instruções vão padronizar procedimentos fundamentais. “Tenho absoluto conhecimento do trabalho do GIR e do COPE quando enfrentam instabilidades e momentos difíceis numa unidade prisional. Unificar métodos de ação é estar cada vez mais preparado para qualquer ocorrência”. A Superintendente aproveitou a ocasião para parabenizar a todos os presentes pelo Dia do Agente de Segurança Penitenciário, comemorado no dia 30 de julho.



Os cursos

Segundo o Superintendente da Academia do Sistema Prisional, Lincoln Ignácio Pereira, a Academia já conta com cursos de curta duração, relativos à escolta e ao Grupamento de Intervenções Rápidas (GIR), no entanto, visando sempre o crescimento e excelência dos servidores que exercem essas atividades, o currículo foi ampliado. “Montamos, juntamente com nossos instrutores da Academia e com técnicos do COPE, a especialização para a escolta hospitalar, além da ampliação curricular destinada ao GIR.”


O Superintendente ressalta que, a partir do dia 21 de agosto, a Academia receberá representantes do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul e posteriormente, agentes de segurança dos demais estados para fazerem os cursos que se iniciaram nessa semana.

Primeiramente serão 70 alunos, sendo que 35 deles participarão do Curso de Capacitação Para Escolta Hospitalar com 132 horas/aula. Os demais Agentes de Segurança participarão da habilitação do GIR, dividido em 30 horas de aulas teóricas e 50 horas de instruções práticas no período de duas semanas. O Diretor-Geral do COPE, Marinho Rômulo de Avelar Filho, ressaltou os grandes avanços implementados. “Hoje a SEAP possui dentro do próprio quadro de servidores, profissionais qualificados capazes de instruir Agentes de Segurança de outros estados, garantindo um padrão de qualidade exemplar no cenário nacional”. Instrutor de tiro há mais de 10 anos no Sistema Prisional, o Agente de Segurança Penitenciário Igor Daniel Lacerda, destaca que em ambos os cursos haverá a disciplina de tiro prático. “Como instrutores, vemos esse crescimento com bons olhos e, depois de tudo o que vivenciamos, estamos entusiasmados por fazer parte dessa nova etapa.”


Texto e fotos: Rangel de Oliveira

terça-feira, 25 de julho de 2017

SEAP VAI RECEBER 400 MIL DO CABO JULIO PARA COMPRA DE HT DIGITAL



O Deputado Cabo Julio se reuniu hoje na SEAP com o SULOT Coronel Wilson, a Superintendente de Segurança Prisional Sara, o Diretor do COP Marinho e o ASP Matola para tratar de emenda parlamentar de sua autoria.

Na reunião ficou acertado que com os 400 mil reais serão comprados rádios digitais.

Os rádios digitais além de uma qualidade melhor, maior alcance e mais seguro pois as comunicações são criptografadas não permitindo interceptação.

"Esses rádios darão mais segurança aos agentes pois os bandidos não poderão ouvir as comunicações", afirmou CABO JULIO.

Deputado CABO JULIO

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Sistema Prisional mineiro fecha parceria de trabalho com multinacionais
14/07/2017




A Secretaria de Estado de Administração Prisional fechou parceria de trabalho para presos com duas multinacionais: a Magneti Marelli e a Black+Decker. Os convênios foram firmados por meio da Subsecretaria de Humanização do Atendimento e sua Diretoria de Trabalho e Produção (DPT). O setor tem 389 parceiros públicos e privados, de vários portes e ramos de atividade, para fornecimento de mão de obra dos indivíduos privados de liberdade.

Neste novo convênio, a Black+Decker - com sede nos Estados Unidos e que produz eletrodomésticos, ferramentas manuais e elétricas - vai se instalar, agora, na Penitenciária Professor Aluízio Ignácio de Oliveira, em Uberaba. O trabalho será executado por homens e mulheres que cumprem pena em regime fechado. As atividades começam nesta segunda quinzena de julho e vão contar com 15 presos. Mas a capacidade do local será para 50 indivíduos privados de liberdade.



Já a Magneti Marelli – empresa italiana que fabrica produtos, sistemas e componentes para veículos automotores – vai funcionar em um galpão instalado no Presídio de Lavras, no Sul de Minas. Inicialmente, dez presos do regime fechado vão trabalhar no espaço que será inaugurado em agosto deste ano.

Segundo a Subsecretária de Humanização do Atendimento, a Defensora Pública Emília Castilho, “essas novas parcerias são muito interessantes seja pela especificidade das tarefas a serem executadas seja pela oportunidade de qualificação da nossa mão de obra com a experiência em empresas de âmbito internacional.”

Para o Governo de Minas Gerais, esses convênios significam mais oportunidades de reintegração do custodiado à sociedade. Para os empresários, a contratação representa custo zero com aluguel, condomínio, IPTU e encargos trabalhistas. É que os presos não têm carteira assinada. Eles são autorizados a trabalhar por meio de um alvará expedido pela Justiça. Recebem ¾ do salário mínimo e têm remição de pena. Para cada três dias de serviço, um a menos no total da condenação.

Por Ana Cristina Pimenta Crédito 

foto: Divulgação Ascom - SEAP


Agentes Penitenciários da 19ª RISP concluem o TCAF
13/07/2017 



Trinta Agentes Penitenciários da 19ª RISP concluíram o Treinamento com Arma de Fogo (TCAF), realizado entre os dias 03 e 05 de julho. O TCAF é condição para que os agentes efetivos possam portar arma de fogo e desempenhar suas funções com a eficácia.  

O treinamento ocorreu na sede do 25º Batalhão da Polícia Militar de Sete Lagoas e contou com a participação de Agentes Penitenciários do Presídio Promotor José Costa, de Sete Lagoas, e dos presídios de Matozinhos, Pedro Leopoldo e Paraopeba. A coordenação ficou a cargo dos ASPs Rafael Ferreira Costa e Vinícius Dias Martins, além do Cabo PM Fernandes.


Para que o TCAF alcance todos os Agentes de Segurança Penitenciários, foi assinado, no dia 24 de maio deste ano, no Gabinete do Comandante-Geral da Polícia Militar, um Acordo de Cooperação Técnica para que o curso seja realizado em espaços da PMMG. A Polícia Militar disponibiliza salas de aulas, estandes de tiro e policiais que são professores na área. Já a SEAP, viabiliza todo o material necessário à execução do TCAF (armas e munição). Os Agentes de Segurança Penitenciários são convocados de acordo com a RISP, seguindo um cronograma de atividades coordenado pela Academia do Sistema Prisional.

Wagner Lucas Fernandes Soares, diretor-geral do Presídio Promotor José Costa, destaca a importância do Treinamento com Arma de Fogo. “O TCAF tem como objetivo ampliar a aprendizagem do Agente Penitenciário, promovendo um trabalho mais técnico e menos sujeito a falhas”.  

INAUGURAÇÃO DE BASE OPERACIONAL DO GIR EM BICAS

O Grupo de Intervenção Rápida (GIR), da Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria, localizada em São Joaquim de Bicas, inaugurou em junho a sua base operacional. Entre os vários convidados presentes, a Superintendente de Segurança Prisional, Sara Simões Araújo, ressaltou a importância do espaço. “É um local fundamental na manutenção da estabilidade da unidade prisional.”




Atualmente, a equipe conta com 24 operadores táticos e 2 operadores cinófilos, ou seja, agentes que trabalham com os cães. Para o Agente de Segurança Penitenciário Wagner Hamilton Azevedo Gentile, o fato de existir um local exclusivo para o GIR permite mais privacidade, o que impacta diretamente no desempenho individual e coletivo. “É gratificante pertencer a um grupo de suma importância para garantia da segurança nos presídios e penitenciárias de Minas Gerais.”.



NOVIDADE:

Agente de segurança penitenciário de Ituiutaba conclui curso oferecido pela Polícia Militar 21/12/2018 O agente de segurança penitenciá...